Análise textual
Acadêmico: Elson de Almeida Santos.
A variabilidade linguística adapta-se às particularidades nas quais são dirigidas. Existem duas adequações para o português. O culto (FORMAL) e o coloquial (INFORMAL).
Linguagem é a forma de expressão verbal e visual que transmitem uma mensagem.
Língua é capacidade de comunicar-se.
A língua é como roupa, temos uma para cada situação. Está incumbido à instituição de ensino ensinar a língua formal e como e onde usá-la.
LINGUAGEM- LÍNGUA- FALA. A língua não pertence, especificamente, a um usuário, mas a uma comunidade.
-É capacidade de pensar que é comum a nós que nos distingue dos outros, os seres humanos.
Coesão é o uso de conectivos que harmonizam as partes em um texto. Fazendo referência a elementos contidos no mesmo sem exprimirem a ideia de repetitividade.
Para garantir que um grupo de palavras seja denominado texto, é necessária a presença de um grupo de recursos linguísticos e semânticos, classificados como: (como coerência e coesão).
O hipertexto é o conjunto de palavras e formas cognitivas que expressam uma mensagem, seja ela verbal ou não.
As relações sintático-semânticas que permite a conexão entre os textos são de suma importância para manterem a coesão e coerência.
É importante evitar longos períodos, pois, estes aumentam a margem de erros, escreva sempre períodos curtos e objetivos.
A coesão diz respeito à intenção comunicativa do emissor, mas sempre interagindo de forma cooperativa com o receptor (interlocutor). E a coerência tem a ver com a harmonia estabelecida entre as palavras a fim de trazer entendimento para quem lê.
Tipos de coerência segundo Igedore Koch.
Semântica, que diz respeito à relação entre as palavras de uma frase, ao equilíbrio.
Sintática, refere-se aos meios sintáticos usados para expressar a coerência, estabelecer sentido em uma frase: conectivos, pronomes etc.
Estilística, refere-se à adequação da linguagem no contexto