Taylorismo
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo; dando ênfase na tarefa. Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência. Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade.
2. Quais foram as primeiras experiências de Taylor?
Taylor desenvolveu uma análise do trabalho realizado pelos operários e desenvolveu um estudo dos tempos e movimentos (motion-time study), que permitiu a racionalização dos métodos de trabalho do operário e a fixação de tempos padrões para a execução de cada tarefa.
3. Determinar os males que Taylor identificou nas empresas da época. * Vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. * Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização. * Falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho.
Questões do Grupo Par 1. Qual o enfoque/ênfase da administração científica?
Enfoque mecanicista. A organização é comparada com uma máquina. Cada funcionário é visto como uma engrenagem na empresa.
Enfatizando tempos e métodos nas tarefas objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
2. Quais os princípios/ideias de Taylor? * Princípio de Planejamento: substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados. É estudado o trabalho, dividindo-o em seus movimentos elementares e cronometrá-los para, após um estudo cuidadoso, eliminar ou reduzir os movimentos inúteis e aperfeiçoar ou