Taylor e fayol
1- Taylor estudou cientificamente o problema dos trabalhos para obter resultados melhor e com menos tempo preocupou-se com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos, ele defendia a aplicação do método cientifico na administração com o intuito de garantir o melhor custo beneficio ao sistema produtivo.
Para os críticos a administração cientifica transformou o homem em uma maquina, o operário é tratado como apenas uma engrenagem e sem nenhuma iniciativa, a padronização do trabalho seria mais uma intensificação e não uma forma de racionalizar. A superespecialização do operário facilita o treinamento e a supervisão do trabalho, porem isso reduz sua satisfação e ele adquire apenas uma visão limitada do processo, porem propõe uma abordagem cientifica para administração.
2-Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade e que o trabalhador produzir-se mais em menos tempo sem elevar os custos da produção, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Permitir e eliminar movimentos inúteis e o desperdício do esforço humano. Tornar a seleção do pessoal mais racional, estabelecer normas bem delimitadas, permitir mais especialização e aumento da eficiência do funcionário.
3-Hery Ford baseou-se nas teorias de Taylor em valorizar e estabelecer regras que também valorizem o funcionário. Usou os aspectos pregados por Taylor princípios de planejamento, princípio de preparo do trabalhador, princípio de controle e execução assim Henry Ford revolucionou a estratégia comercial, criou um plano de vendas, e repartiu com a empresa parte do controle acionário e os salários necessários e por fim o mesmo adotou os seus três princípios básicos: princípios de intensificação, princípios da economicidade, princípios de