Dissertação sobre o texto profissão docente
Curso: Letras Português
Disciplina: Didática
Professora: Sileda
Aluno: Aline Reis
Atividade: Dissertação sobre o texto Profissão Docente
Referência: NÓVOA, António. Profissão Docente. www.elviradrummon.br
Nos últimos anos, a educação tem passado por situações que, muitas vezes, ao invés de contribuir, distorcem o processo de aprendizado. Várias modificações devem ser feitas no sistema educacional a fim de corrigir ou aperfeiçoar essas falhas.
A formação de docentes é um dos principais fatores. Um novo processo de desenvolvimento de futuros mestres deve ser iniciado. Identificando as disposições e aptidões de cada um se torna mais simples um novo recrutamento, mais especializado. É preciso conhecer e praticar as 5 teses de formação do docente: 1- Assumir uma pratica centrada na aprendizagem dos alunos; 2- Conceder aos professores mais experientes o papel fundamental de ensino aos mais jovens; 3- Trabalhar a capacidade de relação e comunicação em sala; 4- Valorizar o trabalho em equipe e o exercício coletivo; 5- exercer sempre a responsabilidade social. Políticas de aumento do piso salarial da categoria e valorização deste emprego no âmbito social e profissional se fazem necessárias a título de incentivo aos novos mestres. A mobilização da família e da sociedade na educação também é um importante estímulo para os discentes.
Já os dispositivos de avaliação são para reforçar a autonomia dos docentes e não para o maior controle do estado ou critérios economicistas na regulamentação do professor. Numa reflexão mais profunda sobre esses conceitos de António Nóvoa, pode-se perceber bem nitidamente que ele pontua esse tema baseado em suas pesquisas. É bastante urgente a mudança na educação e isso como um todo, envolvendo a cadeia, considerando a priori, a realidade brasileira; precisa-se repensar refletir com responsabilidade.
Nesse processo, envolver o governo, escolas e toda a sociedade. Assim, é possível erradicar os