Sistemas de informação
IMPLEMENTAÇÃO DE UM AMBIENTE PARA A SIMULAÇÃO DISTRIBUÍDA DE SISTEMAS PRODUTIVOS
Daniela Hofer Santos danizinhahs@gmail.com Leonardo Monteiro Mazzariol leonardo.mazzariol@gmail.com Orientador: Prof. Dr. Paulo Eigi Miyagi pemiyagi@usp.br
Resumo.
Os sistemas produtivos têm evoluído de modo a atender os novos padrões de custo e qualidade demandados pelos mercados. A distribuição de processos produtivos por diferentes plantas industriais, assim como automação de processos, surge como parte da solução para este desafio. Além disso, através dos avanços em telecomunicações e supervisão remota, instalações produtivas em localidades distintas podem ser interligadas, tal que atuem de modo sincronizado e cooperativo assegurando produtividade e qualidade do produto final. Nesse contexto, a modelagem de sistemas e a simulação distribuída são fundamentais para o projeto e verificação da viabilidade de futuras instalações ou aprimoramento das já existentes. Assim, o objetivo deste trabalho é a implementação de um ambiente para a simulação de modelos de sistemas produtivos em rede de Petri distribuídas em diferentes computadores. Considera-se que a comunicação entre os modelos é realizada através de LAN/WAN e processos específicos que asseguram a sincronização dos eventos. A verificação e validação do ambiente são realizadas a partir de testes envolvendo sistemas virtuais.
Palavras chave: Simulação distribuída, Sistema a eventos discretos, rede de Petri, Sistema produtivo.
1. Introdução
A distribuição de processos produtivos por diferentes plantas industriais, assim como especialização de tarefas voltada à automação de processos, surge como forma de atender às exigências cada vez mais rigorosas de qualidade e custo demandados por diferentes mercados. Assim, instalações produtivas mesmo em localidades distintas são interligadas para atuarem de modo sincronizado e cooperativo assegurando produtividade e qualidade do produto final (ABB, 2007; Toyota, 2007).