Taxa Selic
O que é Taxa Selic e como ela influencia nossas vidas? 18.11.2011 - Investimentos, Taxa Selic, Selic, Overnight, Compulsórios, Copom, Banco Central, Open Market, Banco
A Taxa Selic é bastante famosa e difundida pela mídia, mas poucas pessoas conhecem seu verdadeiro funcionamento e influência em nossas vidas. Abaixo, explicaremos desde o início como tudo funciona.
Dívida pública: O início de tudo
Tudo começa no fato de que o governo possui sérias dificuldades para financiar sua dívida, pois é sabido que o mesmo gasta muito mais do que consegue arrecadar.
Para conseguir financiá-la, ele precisa arrecadar mais dinheiro no mercado, visto que com apenas a arrecadação de impostos não consegue manter as contas equilibradas. O responsável por conseguir esse financiamento é o Tesouro Nacional.
Por meio de leilões, o Tesouro Nacional emite títulos públicos, que nada mais são que uma forma de endividamento para conseguir mais dinheiro para seu próprio financiamento. Ao emitir esses títulos, o Tesouro se compromete a recomprá-los num prazo futuro com vencimento pré-determinado, pagando determinada taxa de juros, que pode ser pré ou pós-fixada.
Essa primeira colocação de títulos públicos em circulação é feita pelo que é chamado de leilão no mercado primário. Os compradores desses títulos são os bancos.
Mas nem todo banco está habilitado a comprá-los diretamente do Tesouro Nacional. Apenas alguns possuem esse direito. Esses bancos são chamados de dealers. Para saber quais são os atuais dealers autorizados a operar no mercado primário basta consultar este link no site do Tesouro Nacional.
As instituições que adquiriram esses títulos no mercado primário podem renegociá-los no mercado secundário por meio do open market, ou simplesmente mercado aberto.
A Taxa Selic propriamente dita
Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia,