MongoDB
Um banco de dados NoSQL
Resumo— Esse artigo tem como objetivo apresentar este sistema de gerenciamento de banco de dados livre orientado a documentos, mostrar seus benefícios em relação aos tradicionais sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais (RDBMS).
Palavras-chaves—RDBMS; livre;
I. Introdução
Nos ultimos anos houve um aumento significativo no interesse no gerenciamento de banco de dados que diferem do modelo relacional tradicional. Devido a isto, a utilização de tecnologias NoSQL é vista com cautela por profissionais da área, especialmente por aqueles que já trabalham com bancos de dados relacionais por tempo prolongado. De fato, a área de banco de dados é uma das mais tradicionais da computação e qualquer sugestão de adoção de uma nova idéia é, pelo menos a princípio, encarada com ceticismo e resistência.
II. Conceitos Básicos
A. Conceito RDBMS:
Significa banco de dados relacional é um banco de dados que modela os dados de uma forma que eles sejam percebidos pelo usuário como tabelas, ou mais formalmente relacioais.
B. Conceito livre:
Designa qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.
C. Conceito NoSQL:
NoSQL é um movimento que promove soluções de armazenamento de dados não relacionais. Ele é composto por diversas ferramentas que, de forma particular e específica, resolvem problemas como tratamento de grandes volumes de dados, execução de consultas com baixa latência e modelos flexíveis de armazenamento de dados, como documentos XML ou JSON. As tecnologias NoSQL não têm como objetivo substituir os bancos de dados relacionais, mas apenas propor algumas soluções que em determinados cenários são mais adequadas. Desta forma é possível trabalhar com tecnologias NoSQL e banco de dados relacionais dentro de uma mesma aplicação.
III. MONGODB