Taxa de juros
A taxa de juros nada mais é que o preço do uso do dinheiro para um certo período de tempo. Hoje em dia, não é surpresa para ninguém quando jornais e televisão anunciam altas na taxa de juros aplicadas pelo setor financeiro.
Os principais fatores para que a taxa de juros no Brasil é tão alto são; solidificar preços via controle da demanda interna, assegurar o financiamento do déficit em transações correntes, conter ataques contra o cambio e alto spreads cobrados pelos bancos aos empréstimos.
Mas com a taxa de juros alta, resulta na imobilidade da produção e no investimento, a taxa de desemprego aumente de forma crescente. É um preço alto de mais a ser pago para ter estabilidade econômica. A divida externa também teve um aumento significativo. Para diminuir essa divida, foi necessário o aumento do PIB e a redução na taxa de juros.
Restringindo os gastos do governo como forma de reduzir o déficit operacional, a queda de juros. Esse politica é usado em países onde tem com objetivo diminuir a divida/PIB. É possível reduzir a taxa de juros dessa forma, entretanto, seu preço é alto de mais, pois causam altas taxas de desempregos, também gastos sociais. Também a aplicação de aumentar a oferta de moeda, isso leva a diminuição temporária na taxa de juros, porem isso pode acarretar aumento da inflação. O grande problema na encomia do Brasil é em relação a divida externa. A solução desse problema é alcançar superávit alto na balança comercial. Mas um superávit comercial nem sempre é bom, pois pode acarretar consequências negativas na economia. Afinal, a economia não pode continuar trabalhando em função da divida externa e das remessas de juros ao exterior. A principal medida a ser tomada pelo governo é rever a estrutura do mercado bancário.
Analisando o comportamento e os fatores para a taxa de juros e seus efeitos na economia do Brasil, realmente as taxas de juros são muito altas comparadas as taxas de juros do exterior, é que o principal fator por