SUSTENTABILIDADE
Bom para implantar a sustentabilidade nas organizações é “fácil”, só precisamos de conscientização quando cada um de nós tomarmos a consciência de que precisamos preservar este meio ambiente que tanto nos serve e que para toda ação há uma reação. Então, se hoje maltratamos e abusamos dos recursos disponíveis amanhã certamente teremos a resposta que por sinal já estamos tendo através dos desastres ambientais. Portanto só nos resta a conscientização.
“Mudança de cultura” parece uma resposta curta e simples, mas não é tão fácil assim. Apesar da conscientização das pessoas, a cultura e os hábitos ainda têm sido dois grandes desafios a serem enfrentados dentro das organizações. A verdade é que só aprendemos a seguir normas quando somos penalizados quando não há cumprimos ou quando somos gratificados por cumpri-las é aí que entra em ação a adoção de políticas governamentais criando incentivos como, por exemplo, a redução do IPI para a compra de eletrodomésticos mais eficientes. A legislação também vem dando seu exemplo como a instalação de medidores individuais de água em prédios, mas ainda é necessário muito mais. Seria de grande importância incentivo coletivo.
A responsabilidade socioeconômica passou a ser cada vez mais presente nas empresas e o desenvolvimento sustentável se apresenta como o principal desafio do século XXI.
Por fim é possível implantar meios de explorar o que um