Taxa de juros
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA FINANCEIRA
PROFESSOR: JARBAS THAUNAHY
TAXAS DE JUROS
✓ Proporcional; ✓ Equivalente; ✓ Nominal; ✓ Efetiva; ✓ Acumulada; ✓ Real; ✓ Aparente; ✓ Over; ✓ Média.
Taxas proporcionais são taxas de juros fornecidas em unidades de tempo diferentes que, ao serem aplicadas a um mesmo principal durante um mesmo prazo, produzem um mesmo montante acumulado no final daquele prazo, no regime de juros simples.
✓ 12% ao ano é proporcional a 6% ao semestre; ✓ 1% ao mês é proporcional a 12% ao ano.
Taxas equivalentes são taxas de juros fornecidas em unidades de tempo diferentes que ao serem aplicadas a um mesmo principal durante um mesmo prazo produzem um mesmo montante acumulado no final daquele prazo, no regime de juros compostos. O conceito de taxas equivalentes está, portanto, diretamente ligado ao regime de juros compostos. Assim, a diferença entre taxas equivalentes e taxas proporcionais se prende exclusivamente ao regime de juros considerado. As taxas proporcionais se baseiam em juros simples, e as taxas equivalentes se baseiam em juros compostos.
Taxa nominal é a taxa de juros em que a unidade referencial de seu tempo não coincide com a unidade de tempo dos períodos de capitalização. A taxa nominal é sempre fornecida em termos anuais, e os períodos de capitalização podem ser semestrais, trimestrais, mensais ou diários. São exemplos de taxas nominais:
✓ 12% ao ano, capitalizados mensalmente; ✓ 24% ao ano, capitalizados semestralmente; ✓ 10% ao ano, capitalizados trimestralmente; ✓ 18% ao ano, capitalizados diariamente.
A taxa nominal, apesar de bastante utilizada no mercado, não representa uma taxa efetiva e, por isso, não deve ser usada nos cálculos financeiros, no regime de juros compostos. Toda taxa nominal traz em seu enunciado uma taxa efetiva