Tati Antropologia
O tempo da política representa, neste sentido, o momento em que "os políticos são identificados e que, por assim dizer, existem plenamente, em conflito aberto". Como se dá, portanto, neste tipo de contexto, a escolha dos representantes? "Antes de ser pensado como uma indicação de representantes, o voto é concebido como gesto de identificação.
Antes de ser uma decisão individual, é um processo envolvendo unidades sociais mais amplas que simples indivíduos ou redes de relações pessoais. Desta forma, os operadores do sistema político local seriam capazes de limitar continuamente o alcance das inovações institucionais no Brasil, bloqueando a consolidação de um sistema efetivo de representação política.
O voto seria, assim, como na conclusão de Palmeira, não uma decisão individual, mas um voto de família, no qual a hierarquia de gênero será decisiva: "não é socialmente reconhecida a legitimidade das mulheres para opinar e decidir, sendo a definição do voto uma responsabilidade masculina. É claro que a minúcia etnográfica do autor permitirá apontar situações nas quais as mulheres falam de política, sem que isto afete o caráter eminentemente masculino da política local. há hipóteses interessantes sobre os fluxos materiais e simbólicos mantidos entre eleitores-famílias e políticos durante o processo eleitoral. Ajuda, compromisso e dívida têm um significado especial no tempo da política: o voto pode significar a retribuição a uma ajuda recebida. O eleitor tem uma dívida com o político, mas o