tata
PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NOS ALUNOS MATRICULADOS NO PROJETO HABILIDADES DE ESTUDO NO SESC LER CANOINHAS.
PORTO UNIÃO, 2013
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE
UNIDADE CURRICULAR: METODOLOGIA DA PESQUISA
PROFESSORA: ROSANE RAMOS MACHADO
PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NOS ALUNOS MATRICULADOS NO PROJETO HABILIDADES DE ESTUDO NO SESC LER CANOINHAS.
Projeto de Pesquisa submetida ao Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina como parte dos requisitos para obtenção do titulo de especialista em Gestão em Saúde, sob orientação da professora Dra. Rosane Ramos Machado
PORTO UNIÃO, 2013
1 INTRODUÇÃO
A educação ganha um papel relevante para qualquer mudança que se deseja na sociedade e o conhecimento pode promover mudanças na vida do individuo e até mesmo na realidade de uma sociedade. Um programa educativo deve ter como objetivo a Promoção, prevenção e recuperação da saúde. Desta forma, a estratégia de levar a promoção de saúde bucal a escola visa promover mudanças de hábitos,tornando a prática de higiene bucal parte do cotidiano. Além disso,na escola se formam hábitos que acompanha o individuo por toda a vida,tornando esse espaço um lugar ideal para a promoção de saúde.
1.1 JUSTIFICATIVA
Mesmo com a evolução da odontologia, existe um número elevado de crianças que procuram o consultório odontológico com dentes sem a mínima condição de serem recuperados. Deste modo a Educação em Saúde permite aos indivíduos o desenvolvimento da capacidade de refletir e analisar as causas de seus problemas e oferecer condições de atuarem no sentido de mudança. Nesse sentido é essencial a elaboração de programas que visem a Educação em Saúde e a Promoção de saúde.
1.2 DEFINIÇÕES DO PROBLEMA
Por que nos dias atuais mesmo com toda a informação e conhecimento,