TATA
1 - Imanência é a ideia de que Deus está presente no mundo. Tales de Mileto dizia que 'todas as coisas estão cheias de deuses', e ensinava que era preciso abrir os olhos para o mundo. Por isso, os filósofos ligados à ideia da imanência estudavam os princípios da natureza.
2 - O cartesianismo consiste em negar e questionar tudo que não resistia a dúvidas. Como o próprio nome indica, teve no filósofo francês René Descartes o maior defensor. Descartes chegou a duvidar da própria existência, mas conseguiu prová-la com a famosa frase 'Penso logo existo'. Depois de Descartes, o mundo viveu revoluções em várias áreas, colocando diversas ideias estabelecidas em dúvida.
3 -O cinismo é uma doutrina da filosofia grega que considerava a honestidade o único requisito para a felicidade. Por isso, os cínicos eram ascetas radicais, completamente alheios a questões como roupa, família, e higiene. Diógenes, o maior dos filósofos cínicos, era um morador de rua.
4 -Os conservadores pensam que o homem é naturalmente mau. Por isso, a sociedade serviria para civilizá-lo. Para eles, uma mudança lenta e gradual é sempre preferível à revolução. O filósofo irlandês Edmund Burke é tido por muitos como o fundador do conservadorismo anglo-americano.
5 - Para Platão, antes do mundo real existe o mundo das ideias, que seria o único verdadeiro de fato. Enquanto isso, o mundo em que vivemos seria uma sombra, uma ilusão. Platão também acreditava na imortalidade da alma.
6 - A dialética é a arte de debater. O grande nome aqui é Sócrates, que estabeleceu o costume do diálogo nas rodas de intelectuais da Grécia. Antes dele, a retórica, a capacidade de falar bem, importava mais do que os argumentos.
7 - Todo mundo sabe que ética envolve o que é certo e o que é errado. O problema é que o conceito de certo e errado muda de acordo com o tempo e a cultura. Sócrates também foi fundamental para o desenvolvimento da ética.
8 - Para o filósofo Epicuro, vive bem quem