Tarsila Do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil.
Biografia
Nasceu em 1º de setembro de 1886, em Capivari, interior de São Paulo.Desde criança, fazia uso de produtos importados franceses e foi educada conforme o gosto do tempo.
Começou a aprender pintura em 1917. Em 1920, viaja a Paris e frequenta a Academia Julian, onde desenhava nus e modelos vivos intensamente. Tarsila somente aderiu às ideias modernistas ao voltar ao Brasil, em 1922.
Em 1924, em meio à uma viagem de "redescoberta do Brasil’, Tarsila iniciou sua fase artística “Pau-Brasil”, com cores e temas tropicais e brasileiros, onde surgem os "bichos nacionais, a exuberância da fauna e da flora brasileira, as máquinas, trilhos, símbolos da modernidade urbana.
Em 1928, Tarsila pinta o Abaporu, cujo nome de origem indígena significa "homem que come carne humana", obra que originou o Movimento Antropofágico.
Em julho de 1929, Tarsila expõe suas telas pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro.
Em 1931, Tarsila vendeu alguns quadros de sua coleção particular para poder viajar à União Soviética que a ajudou a se adaptar às diferentes formas de pensamento político e social.
Em 1966, Tarsila perdeu sua única filha, Dulce. Nesses tempos difíceis, Tarsila declara, sua aproximação ao espiritismo.
A partir daí, passa a vender seus quadros, doando parte do dinheiro obtido a uma instituição administrada por Chico Xavier, de quem se torna amiga.
Tarsila do Amaral faleceu no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973 devido a depressão.Foi enterrada no Cemitério da Consolação de vestido branco, conforme seu desejo.