Tarsila do Amaral
Justificativa
Este plano de aula surgiu da ideia de que os alunos do berçário 2 demonstraram interesse em nomear algumas partes do corpo humano.
Para que o trabalho se tornasse mais rico a professora fez um elo do tema partes do corpo humano com a obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
Objetivo Geral
Nomear algumas partes do corpo humano e apreciar obras de arte.
Objetivos Específicos
Trabalhar a Identidade e Autonomia através de músicas e desenho de suas próprias mãos e pés. Em matemática terão noções de quantidade ao pintarem a mãozinha contornada. Em Artes trabalharão com a releitura da obra Abaporu de Tarsila do Amaral. Em linguagem oral e escrita cantar musiquinhas e ler em voz alta a letra da música.
Faixa Etária
Crianças de 1 ano e 6 meses à 2 anos.
Tempo Estimado
1 semana
Conteúdo
Dividimos as atividades por dias da semana.
A professora introduzirá o tema partes do corpo humano com músicas e figuras.
Os alunos conhecerão a obra Abaporu de Tarsila do Amaral, observarão suas cores e formas e suas principais características. Serão estimulados a desenharem, pintarem e colarem espontaneamente fazendo a releitura da obra.
Material
Papel sulfite A 4, cola colorida, pintura a dedo, giz de cera, caderno de desenho, caderno meia pauta, papel crepom, cola, papel pardo, caneta hidrocor, fita crepe.
Desenvolvimento
Segunda-feira – Identidade e autonomia
Na sala de aula, sentados em roda cantar a música “palma, palma, pé, pé”. Verificar se identificam partes do corpo com a brincadeira “seu mestre mandou” e pedir que coloquem a mão na cabeça, na barriga, na mão e no pé. Em seguida desenhar o contorno de um pé de cada criança em folha de sulfite A 4 e pedir que pintem com giz de cera.
Terça-feira – Matemática
Na sala de aula cantar a música “palma, palma, pé, pé”. Sentados na cadeirinha a professora fará o contorno de uma mãozinha de cada criança, com caneta, no caderno de desenho. Em seguida