Target costing (custo alvo)
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ
DISCIPLINA: RELAÇÃO CUSTOS, PREÇO E TRIBUTOS
ALUNOS: ADRIANA MILTON BARBOSA RAMOS MÁRCIO RODRIGUES
TARGET COSTING COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA NA PRODUÇÃO POR ENCOMENDA: O CASO DE UMA INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS
MOLDADOS
Conceito de Target Costing (ou Custo Alvo)
Designa um processo de redução de custos que ocorre na fase de desenvolvimento e design de um novo produto. Difere do sistema de controle de custos tradicional que ocorre apenas na fase de produção. A razão para que este processo ocorra nesta fase deve-se ao fato de ser nela que é possível tomar decisões e efetuar alterações que terão maior impacto nos custos fixos.
O processo de Target Costing divide-se em duas fases distintas:
- A primeira fase consiste no planejamento do produto específico que satisfaça as necessidades dos clientes e, simultaneamente, estabeleça o custo alvo a partir do lucro alvo e do preço alvo.
- A segunda fase consiste na realização do custo alvo através de atividades de Engenharia de Valor efetuando-se em seguida a comparação entre o custo alvo o custo efetivo.
Características e Objetivos do Target Costing 1. O Preço determina o Custo
A principal característica do TC é o fato dos custos serem norteados pelo preço. O preço de venda deve acompanhar a capacidade de pagamento dos consumidores e o custo deve ser reduzido até se alcançar a margem de retorno desejada. O objetivo é a redução dos custos totais, que incluem custos de produção, marketing, projeto, entre outros, mantendo, ao mesmo tempo, alta qualidade; e o planejamento estratégico dos lucros, no qual são elaborados planos de lucros visando a integração da informação de marketing com fatores de engenharia e de produção. Diferentemente da abordagem tradicional de custeio onde os custos incorridos definirão o preço de venda. No Target Costing é a partir do preço de venda que são definidos os custos que