tarefa
DEFINIÇÃO
Assunto; Título; Tema; Competência textual; Argumentação.
a) Capacidade que temos de perceber a completude dos textos lidos, de deduzir o que não está explícito e de produzir textos orais ou escritos com unidade e coerência; b) Delimitação do assunto a ser abordado, ideia a ser defendida; c) Palavra ou expressão que serve para identificar um texto, com a finalidade de orientar a leitura e contextualizar o assunto; d) Referência textual , aquilo a que o texto se refere; e) Recurso que se emprega para tentar convencer alguém a mudar de opinião ou de comportamento.
Escolha uma:
1-b, 2-c, 3-d, 4-e, 5-a
4-a, 3-b, 2-c, 1-d, 5-e certa
1-c, 2-b, 3-d, 4-a, 5-e
3-a, 4-b, 2-c, 1-d, 5-e
1-e, 2-d, 3-c, 4-b, 5-a
Das afirmações abaixo, UMA delas está INCORRETA. Assinale-a:
Escolha uma:
Na escrita, como o interlocutor está ausente e não pode fazer interrupções para obter esclarecimentos, o texto deve ser o mais autônomo possível não só no que diz respeito à clareza e à quantidade de informações necessárias como, principalmente, no que se refere aos procedimentos argumentativos.
Um texto único, sobre um só objeto ou um só assunto, não é eficaz, é um texto dispersivo, com informações repetitivas, que não garante a aceitabilidade do leitor. O texto que fala de um único assunto acaba não falando de nada.
Um texto que objetiva ser convincente não pode refutar o fato de que haja opiniões contrárias ao argumento que ele pretende defender. Por isso, o produtor do texto deve expor com clareza as objeções conhecidas e refutá-las com argumentos sólidos.
Refutar é destruir com razões incontestáveis as afirmações de outrem. Logo, refutação é uma razão que vai contra uma afirmação.
Falar de uma única coisa não resulta em repetição ou redundância, pelo contrário. O texto deve apresentar, na unidade, uma variedade que explora uma mesma matéria, isto é, comece, continue e acabe dentro do mesmo tema