Tarefa 3 Weber
Considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, Max Weber, aprofundou-se no estudo do capitalismo. Não foi um autor que se preocupou fortemente com a educação, material precário no assunto. Seus conceitos foram utilizados na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.
Capitalismo não é sinônimo de dinheiro, ambição ou capital. Para Weber capitalismo é uma forma universal da modernização e racionalização do mundo ocidental. O processo de racionalização, desencantamento do mundo, segue-se a partir da eliminação da magia como técnica de salvação do mundo. Para os povos antigos a chuva era atribuída de acordo com o “sobrenatural”. Hoje sabemos que não é assim que funciona. A racionalização é o avanço da ciência e tecnologia, considerando que tudo é regido por leis que a ciência pode conhecer.
Ação social diferente de fato social,é a ação individual que se relaciona com outro indivíduo. Ex: Comprar , vender, perguntar, conversar...
Para ele, a ação social é classificada de 3 formas. Ação social racional (fins e valores), a razão vai comandar a ação. Ação social afetivo, onde os sentimentos e afetos são o guia da ação e ação social tradicional, baseado nos costumes e tradições.
Diferente de Durkheim onde sociedade influência o indivíduo, para Weber é o indivíduo que influência a sociedade. Existindo dois seres que se relacionam dentro de cada um. O ser “coletivo” onde as ideias e ações são feitas pensando na sociedade e o ser “individual” que não segue a sociedade e tem suas ideias e ações voltadas para si.
Politico X Cientista. “Uma ciência empírica não está apta a ensinar a ninguém aquilo que “deve”, mas sim e apenas o que “pode” e – em certas circunstâncias – o que “quer” fazer”. “È certo que, no campo das nossas ciências, as concepções pessoais do mundo costumam intervir ininterruptamente na argumentação científica, continuamente a confundindo e levando a avaliar de diferentes modos o peso dos