Tarefa 3 - Ferramenta da Qualidade e Gestão de Procesos
MBA EM GESTAO DA QUALIDADE
Daniel Barreto de Sá
Fortaleza
2014
AVM Faculdade Integrada
MBA EM GESTAO DE QUALIDADE
Daniel Barreto de Sá
Ferramentas da Qualidade e Gestão por Processos
Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo
Fortaleza
2014
DESCRICAO DO ASSUNTO
As Ferramentas Básicas da Qualidade são recursos que auxiliam a administrar um Sistema de Gestão da Qualidade. Com o objetivo de facilitar a aplicação do Controle Estatístico de Processo no sistema de produção para melhoria da qualidade, foram desenvolvidas as ferramentas da qualidade, que facilitam a aplicação de conceitos, coleta e apresentação de dados.
Para KUME (1993) os métodos estatísticos são ferramentas eficazes para a melhoria do processo produtivo e redução de seus defeitos. Entretanto, é preciso que se tenha em mente que as ferramentas estatísticas são apenas ferramentas, elas podem não funcionar, caso sejam aplicadas inadequadamente. Ferramentas ajudam a detectar problemas porem não trazem soluções. Os usuários que trabalham com essas ferramentas devem ter a habilidade e o conhecimento para perceber que os gráficos o que os gráficos estão indicando. As Sete Ferramentas Básicas de Qualidade são uma designação dada a um jogo fixo de técnicas vívidas identificado como sendo muito útil em assuntos diagnosticando relacionado a qualidade. As ferramentas da qualidade são métodos utilizados para a melhoria de processos e solução de problemas em qualidade. O uso dessas ferramentas tem como objetivo a clareza no trabalho e principalmente a tomada de decisão com base em fatos e dados, ao invés de opiniões.
Estas ferramentas foram estruturadas, principalmente, a partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. São muito úteis em atividades de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas ou oportunidades de melhoria que eventualmente são encontrados.
As ferramentas são