Tarciane
Organização Formal
Refere-se geralmente ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle,regras e regulamentos de salários e controle de qualidade.Exemplo: Empresas tradicionais com longo tempo no mercado, que tem como algumas características prêmios e punições.
Organização Informal
Refere-se ao relacionamento interpessoal, ou seja, as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são amigos).Exemplo: Empresas que estimulam a criatividade e o relacionamento entre as pessoas que fazem parte de toda a estrutura dando ênfase à motivação, podemos utilizar como exemplo empresas jornalísticas e de publicidade que utiliza métodos modernos de administração.
18°
Características
1- Caráter formal das comunicações:A burocracia é uma organização ligada por comunicação escrita. Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar a comprovação e documentação adequadas.
2-Caráter legal das normas e regulamentos: e uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É baseada em legislação própria que define com antecedência como a organização deve funcionar.
•São escritas.
•Procuram cobrir todas as áreas da organização.
•É uma estrutura social racionalmente organizada.
Vantagens 1- Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização.
2- Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres.
3- Confiabilidade: pois o negócio é conduzido de acordo com regras conhecidas. As decisões são previsíveis e o processo decisório elimina a discriminação pessoal.
Disfunções
1- Internalizarão das regras e exagerado apego aos regulamentos: as normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários: o funcionário adquire “viseiras” e esquece que a