Resumo cap.1 leitura e redação de trabalhos acadêmicos
Ao entrar no mundo acadêmico, expecta-se adquirir vários conhecimentos; mas faz-se mister conhecer o processo como isso ocorre, como os saberes serão interligados e adquiridos.
O conhecimento desse processo levará a ampliação do campo de conhecimento, trazendo informações inerentes a área de atuação escolhida, modificará os valores com relação aquilo se aprenderá e adquirir-se-á habilidades para aplicar esses conhecimentos na prática. A universidade, é uma instituição preparada para desenvolver esses saberes.
Integrar-se no universo acadêmico, consiste em participar de um mundo que tem suas regras próprias, a instituição tem um regimento legal elaborado pelo MEC, e um cronograma regido pelo seu calendário acadêmico. A universidade tem sua vida própria, com seus critérios de avaliações e prazos definidos, que devem ser seguidos pelos alunos. Tem uma vida social que lhe é peculiar com seminários, eventos culturais, científicos e outras tantas atividades, que visam a integração e crescimento pessoal, político e social do aluno.
Assistir ás aulas é integrar-se nessa metodologia de ensino. O aluno deverá estar propício a adaptar-se ao modo de ministração adotado pelo professor, que poderá ser o modo convencional ao qual se está acostumado, de aulas expositivas de assuntos, esclarecimento de dúvidas, exercícios, etc; ou formas menos ortodoxas, em que os alunos são livremente estimulados a pesquisar, a buscar os seus conhecimentos; cabendo nesse caso ao educador o papel de orientador no processo.
A dificuldade maior ou menor de integração nesse novo processo de aprendizagem, estará diretamente ligada bagagem de saberes básicos adquiridos nos processos de aprendizagem anterior. Os educadores costumam chamá-los de conhecimentos propedêuticos. São alicerces, necessários para novas aprendizagens mais complexas, são uma boa linguagem, boa leitura, conhecimentos básicos matemáticos, etc. Esses saberes básicos darão autonomia para o