Vegetação brasileira
Geografia
Dados de Identificação:
Nome da instituição: E.M.E.F Presidente João Goulart
Nível de ensino: Fundamental
Série: 6° ano
Nome da disciplina: Geografia
Nome do professor: Tarciane
Nome do aluno: Caroline Acosta Lima
Introdução:
Este trabalho é sobre a vegetação do solo brasileiro.
Desenvolvimento:
1) Por que a atividade humana faz diminuir a vegetação nativa do Brasil? O avanço da ocupação humana pelo território provocou a diminuição das áreas cobertas pela vegetação natural.
2) Floresta Equatorial ou Amazônica: A Floresta Amazônica ocupa a maior parte da Região Norte, é considerada por alguns especialistas a formação vegetal de maior biodiversidade do mundo. Segundo o instituto Socioambiental (ISA) a Floresta Amazônica abriga 2.500 espécies de árvores, além de milhares de espécie de animais.
3) Floresta Tropical ou Mata Atlântica: A sua devastação iniciou-se com a exploração do pau-Brasil no século XVI e prosseguiu nos séculos seguintes, com o cultivo da cana-de-açúcar no Nordeste, com a cultura do café no Sudeste, com a criação de gado e com a extração da madeira para a obtenção de lenha e para a fabricação de casas, móveis etc. 4) Mata Subtropical: Também chamada de Mata dos Pinhais ou Mata de Araucárias. Ocupava vastas extensões de terras dos planaltos e serras das regiões sul e de trechos de relevo mais elevado da região sudeste. A sua devastação resultou da intensa exploração de madeira para a construção de casas, móveis, postes, e ainda pelo avanço da agricultura e da pecuária.
5) Mata dos Cocais: Presente nos estados do Tocantins, Ceará, Maranhão e Piauí, a Mata dos Cocais é considerada uma vegetação de transição entre os biomas da Floresta Amazônica, da caatinga e do Cerrado.
6) Cerrado: O cerrado abriga cerca de um terço da biodiversidade brasileira. É uma formação de vegetal nativa do Brasil central, pertencente à classificação do bioma savana. O cerrado ocupava originalmente, cerca de um quarto do