Vegetação brasileira
De
Geografia
Dados pessoais
Nomes: Andriele Herrera, Bruna Querol, Debora Costa, Thayna Borges, Welington.
Turma: 3ºB
Assunto: Vegetação Brasileira
Professor (a): Jussára Candido
Escola: Instituto Estadual Romaguera Corrêa
Data de entrega: .08.2012
Introdução
Este trabalho tem por objetivo estudar a vegetação brasileira. Associada aos diversos climas, relevos e solos existentes no Brasil. A vegetação brasileira pode ser classificada em floresta Amazônica, mata atlântica (florestas costeiras), caatinga, pantanal mato-grossense, cerrados, pradarias, mata de araucárias, mata de cocais, manguezais, restinga.
Explorada desde a colonização, a vegetação original é a principal fonte de riqueza do país. A extração do pau-brasil representa o inicio de um processo desordenado de utilização da cobertura de vegetal, que persiste ate hoje em diferentes níveis, e levou, praticamente, a extinção da mata atlântica. Atualmente o desmatamento atinge sobretudo da Amazônia.
Floresta Amazônica
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente. A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.
Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das