tanto
Elogio pode ser, boa parte das vezes, subjetivo e, não necessariamente, esclarecedor. Para alguém fazer um elogio para outra pessoa, basta que algo lhe agrade ou cause boa impressão. Não precisa ter fundamento ou justificativa.
Já o feedback positivo, quando aplicado adequadamente, sempre se propõe a ser claro e objetivo. Ainda que o comportamento sinalizado seja subjetivo, o feedback positivo ou de reforço evidenciará as razões que o tornaram apropriado e os impactos deste comportamento no trabalho. Desta forma o liderado compreenderá a razão de repetir tal comportamento. Em suma, é o feedback positivo que reforça e solidifica o comportamento esperado.
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/feedback-positivo-nao-e-elogio/70214/. Acesso em: 10 dez. 2013 (adaptado).
A partir da análise das opiniões acima e a discussão sobre as questões dos tipos de feedbacks proposta no livro-texto, é correto afirmar que:
I. O feedback pode constituir uma crítica destrutiva, quando desqualifica quem o recebe, sem explicar o que precisa ser melhorado.
II. Tanto a crítica positiva quanto a negativa podem oferecer oportunidades de desenvolvimento, quando elaborados adequadamente.
III. O feedback pode ser positivo, mas deve ser objetivo e claro, para que seja construtivo e mais significativo que um elogio.
IV. A crítica, mesmo quando é negativa, pode ser construtiva quando indica uma deficiência da funcionária que precisa ser sanada.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Escolher uma resposta.Dentre os equívocos recorrentes acerca do feedback, estão a crença de que feedback serve somente para corrigir falhas de comportamento e de que feedback