Orientação de plano de comunicacao
Um Plano de Comunicação é um documento que estabelece a forma que deverá assumir a comunicação organizacional. Este plano deverá obrigatoriamente incluir os seguintes elementos
Um plano de comunicação inclui:
"Quem" - os públicos-alvo
"O quê" - as mensagens-chave que estão tentando ser articuladas
“Quando" - tempo, irá especificar o tempo apropriado de entrega para cada mensagem/informação
"Por quê" - os resultados desejados
"Como" - o veículo de comunicação (como a mensagem será entregue)
"Por quem" - o remetente (que determina quem entregará a informação e como ele ou ela é escolhido).
Para se compreender como esses itens serão trabalhados no Plano de comunicação do Departamento, sugere-se a ferramenta “Quadro de construção de informação sobre informação”, explanada mais abaixo.
É necessário observar que a fonte de informação desse Plano de Comunicação será o Plano Diretor de Resíduos Sólidos da Cidade de Guarulhos.
ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA.
A orientação estratégica serve para definir os objetivos/resultados que se deseja atingir com o plano de comunicação. Sugere-se adotar o Plano Diretor de Resíduos Sólidos da cidade de Guarulhos como o Orientador Estratégico na atividade de criação do Plano de Comunicação. A partir da leitura e interpretação do conteúdo do Plano Diretor de Resíduos será possível encontrar quais as diretrizes do que se deve ser sistematizado e informado no Plano de Comunicação. Depois de se definir os objetivos é possível fixar metas realistas, mensuráveis e limitadas no tempo.
Se uma meta não possui essas três características, não será possível de ser avaliada e de se saber se ela foi atingida ou não, e não será possível melhorar a estratégia.
ORIENTAÇÃO CRIATIVA
Trata-se de elaborar e desenvolver um conceito ou formas de mídia. Se a mensagem deve ser impressa qual será a forma que a tornará mais eficaz? Se a mensagem deve ser difundida na rádio que roupagem sonora a tornará mais