Tanto Faz
Um aspecto cultural presente nos incas era o fato de não possuírem a escrita, mas um código que possibilitava aos homens treinados que memorizassem dados importantes. No quesito numérico, eles se orientavam pelos quipos, cordões em que cada nó representava uma unidade.
Na escultura, via-se a representação de figuras humanas, vegetais e animais. Todo esse material, durante a colonização, foi reduzido à barras de ouro e enviadas para a Espanha.
Os incas dominavam a metalurgia, a cerâmica, Class Guide ncjvsbjvbvjdsbnjdnvjdçvnjsçbjwbfjdsIncas (Aspectos culturais, sociais e econômicos)
dreamstimefree_852742a.jpgConhecidos como “filhos do Sol”, os Incas tinham origem quíchua e se fixaram na região Andina durante século XII. Segundo a lenda, o fundador do Império era conhecido como Manco Capac. Essa civilização dominou tribos vizinhas e, por deter uma rigorosa, hierárquica e ordenada organização, ocupara Cuzco e, em pouco tempo, se transformou em um Império. O chefe desse território era nomeado Inca (descendente do Sol) e detinha o controle estatal dos recursos naturais, dos bens e de toda a mão de obra. A monarquia formada pelo Império Inca era teocrática.
No século XV, ocorreu uma grande expansão cultural e territorial desses povos, em que as fronteiras puderam se estender da atual divisa da Colômbia e Equador até o Chile. Logo em seguida, no ano de 1532, começa a dominação espanhola da região. Nesse episódio, o chefe guerreiro inca Ataualpa foi aprisionado e assassinado.
A decadência dos Incas foi facilitada pelos seguintes motivos:
texto definitivo portugues11.pngOs europeus possuíam superioridade bélica;
texto definitivo portugues11.pngA presença de cavalos e armamentos causou um impacto psicológico na civilização;
texto definitivo portugues11.pngO abalo das instituições tribais estimulou uma crise social e política do Império.
Sociedade, política e economia
Organizados em grupos aparentados e