TANINO
Suas Propriedades: É solúvel em água, álcool e acetona. São precipitados por sais de metais pesados. É insolúvel no éter puro, clorofórmio e benzeno.
Suas Aplicabilidades: O uso das plantas com taninos em cosmética deriva de estes compostos terem possibilidade de formar complexos de macromoléculas, casos das proteínas, sendo por vezes, de natureza reversível e, noutros casos, irreverssível. Assim, por via tópica, ao ligarem-se às camadas mais externas do tecidos cutâneo, impermeabilizam e exercem um efeito vasoconstritor sobre os capilares superficiais, limitando a perda de fluidos e impedindo agressões exteriores. Possuem ainda, ação antibacteriana e antifúngica, favorecendo a regeneração do tecido cutâneo, caso das queimaduras e antídotos. Tem um papel contra a decomposição e injúrias provocadas por animais.
Composição Química: Constituido por dois grandes grupos, os hidrolisáveis (poliésteres de ácidos fenólicos) e os condensados, estes representados pelos taninos catéquicos e as procianidinas oligoméricas. Procianidina B-2 Epicatequina
Já os taninos hidrolisáveis são constituídos por ésteres de um número variável de ácidos fenólicos. Quando o ácido gálhico está presente, origina os galhotaninos e os elagitaninos com o ácido elágico.
Ácido gálhico
Utilização no mercado: Estabilização da cerveja: A cerveja é um produto de origem vegetal, susceptível a alterações em sua composição e estabilidade físico-química, e que contém gás carbônico, álcool etílico, diversos sais inorgânicos. Um método para reduzir a concentração protéica na cerveja é a utilização de ácido tânico (tanino hidrolisável). A quantidade de ácido tânico a ser dosada depende de vários parâmetros, como matérias-primas