Tangram
Curso: Licenciatura em matemática
Disciplina:
Nome:
INTRODUÇÃO
No ensino matemático observa-se a aplicação de aulas tradicionais e sem significado prático, há pouca ligação entre os conteúdos e não se explora os motivos do estudo nem a história de como surgiu tal descoberta, tornando a matemática uma disciplina vazia de pouco significado para os estudantes. A utilização de Objetos de Aprendizagem nas aulas de Matemática permite ao aluno participar da construção de seu conhecimento através da busca contínua de respostas para suas dúvidas e através da possibilidade de reutilização em qualquer ambiente,não restrito ao ambiente escolar. A proposta deste trabalho é motivar os alunos no ensino da Matemática utilizando meios como Régua e Compasso e o conjunto de Tangram de madeira para comprovação prática de que figuras que tenham a mesma área podem apresentar perímetros diferentes e estabelecer uma relação de proporção entre as áreas das figuras que compõem o Tangram.
O trabalho com o Tangram tem como objetivo:
Identificar nas peças do Tangram as figuras da geometria plana; Entender que figuras com mesma área podem ter perímetros diferentes. Compreender a utilização de figuras geométricas através do desenvolvimento do raciocínio lógico e da manipulação do material. Expressar verbalmente a experiência obtida no processo; Analisar os erros cometidos pelos estudantes ao conceituar área e perímetro.
Desde os mais antigos e tradicionais ensinos didáticos da matemática, o Tangram vem superando obstáculos e tornando-se uma ferramenta útil no auxílio à matemática. Projetado para que os alunos possam ganhar com o aprendizado e não saírem frustrados por não saberem responder perguntas simples.
APRESENTAÇÃO DE MATERIAIS
Aulas através de trabalho em grupo. Resolução de exercícios, utilização de recursos instrucionais