Tangram
ORIGEM
Não se conhece ao certo a origem do tangram. Nem a data de concepção, ou se quer o seu inventor. A referência mais antiga é de um painel em madeira, de 1780 de Utamaro com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. Em chinês, o tangram é conhecido como Chi chiao tu, ou as Sete Peças Inteligentes.
A mais antiga publicação com exercícios de tangram é do início do século XIX. Chegou rapidamente ao EUA e à Europa e ficou conhecido como o puzzle chinês. Desde então, são criados tangrams em todos os tipos de materiais, desde cartão a pedra, plástico ou metal.
A Enciclopédia de Tangram foi escrita por uma mulher, na China, há 130 anos. É composta por seis volumes e contém mais de 1700 problemas para resolver.
Ainda hoje o Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo, especialmente por professores no ensino de geometria. A sua simplicidade, e capacidade de representar uma tão grande variedade de objetos, mas ao mesmo tempo dificuldade em resolvê-los explica um pouco a mística deste jogo.
COMO JOGAR O Tangram é um jogo antigo Oriental constituído por sete peças (também conhecidas por tans): cinco triângulos de tamanhos diferentes, um quadrado e um paralelogramo. O Tangram não exige de seu praticante qualquer esforço ou habilidade especial: exige tão somente tempo, paciência e especialmente imaginação. O objetivo deste jogo é conseguir fazer diferentes figuras, usando as sete peças.
2° ano “C”
Andressa Lustosa n°7
Jesus Vinícius n°
Jhennifer Cristina