TANGRAM
MARQUES, Michel Hallal1; COUTINHO, Juliana Gularte1; PRANKE, Amanda2
1 Universidade Federal de Pelotas – Licenciatura em Matemática; 2 Universidade Federal de Pelotas, Instituto de Física e Matemática. michelhallal@yahoo.com.br
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido e aplicado junto a uma turma do Curso Superior de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas, porém o mesmo planejamento é possível de ser aplicado com séries iniciais. O trabalho realizado contemplou uma atividade prática utilizando material concreto, o tangram, ilustrado na Fig. 1.
Figura 1 – O tangram
O tangram é um quebra-cabeça originário da China, formado por cinco triângulos, um paralelogramo e um quadrado. Essas figuras, juntas, formam um quadrado. Não se sabe exatamente quando, nem quem inventou esse material. A origem mais popular desse jogo é contada por lendas.
O uso do tangram permite trabalhar em sala de aula com os alunos para que estes interajam, bem como construam seus materiais e aprendam diferentes conceitos sobre as figuras planas e outras questões relevantes a respeito do material.
Com este trabalho, objetivamos desenvolver habilidades de raciocínio lógico, percepção, coordenação motora, agilidade, entre outras habilidades e exercitar a imaginação e a criatividade dos alunos, além de elaborar um cartaz somente com as peças do tangram.
Nas palavras de Magina e Spinillo (2004, p.11):
O material concreto não é o único e nem o mais importante recurso na compreensão matemática, como usualmente se supõe. Não se deseja dizer com isso que tal recurso deva ser abolido da sala de aula, mas que seu uso seja analisado de forma crítica, avaliando-se sua efetiva contribuição para a compreensão matemática.
Assim, certos da eficácia do tangram na aprendizagem, a