Tamanho e formas de graos
CUR - Campus Universitário de Rondonópolis
ICAT – Instituto de Ciências Agrárias e Tecnológicas
Engenharia Agrícola e Ambiental
Tamanho e forma dos grãos
Rondonópolis, 23 de agosto de 2013.
Mato Grosso.
Docente:
Disciplina: Propriedades físicas dos produtos agrícolas.
Tema do trabalho: Tamanho e forma dos grãos.
Discentes:
Tamanho e forma dos grãos
O tamanho e a forma são características especificas de cada produto, definidas geneticamente, que podem ser influenciadas pelo ambiente durante e após o período de sua formação e que influencia as demais propriedades físicas do produto. Esses dados são utilizados para o dimensionamento do tamanho e da forma dos furos das peneiras em equipamentos destinados à separação e classificação.
Tamanho
O tamanho é determinado pelas medições dos eixos perpendiculares do grão, e, quanto mais irregular, maior o número de medições. Já a forma é determinada pela comparação com um formato-padrão predeterminado. Por exemplo, o grão é comparado visualmente com formas esféricas, cilíndricas, oval, cônica, etc.
Circularidade, Cr
A circularidade é um fator que indica o quão próximo está a área de uma semente de um círculo. Os métodos mais comuns para representar a circularidade de uma semente são:
Cr= (Ap / Ac) x 100 em que,
C = circularidade, em percentagem
Ap = área projetada da semente na posição de repouso
Ac = área do menor círculo que circunscreve a projeção da semente na posição de repouso.
Esfericidade, ᵠ
A esfericidade é um fator que indica o quão próximo está a semente de uma esfera. Os métodos mais comuns para representar a circularidade de uma semente são:
ᵠ= (di / dc) x 100
Forma
Semelhanças com formas geométricas
As sementes não possuem formas definidas, mas a maioria delas e possuem semelhanças com formas geométricas bastantes conhecidas, tais como: