estudo dirigido
A partir da leitura do Capitulo 7 do livro: Avaliação de Impactos Ambientais – conceitos e métodos, de Luis Enrique Sánches responda:
1. Porque o EIA é o documento mais importante de todo o processo de avaliação?
Com base nele que são tomadas as decisões sobre a viabilidade ambiental de um projeto, quanto as necessidades de medidas mitigadoras ou compensatórias e quanto e ao tipo dessas medidas.
2. Qual a finalidade da AIA?
É auxiliar na seleção da alternativa mais viável, em termo ambientais, para se atingir determinados objetivos. É identificar, prognosticar, avaliar e mitigar os efeitos biofísicos e sociais de propostas de desenvolvimento antes que decisões sejam tomadas e comprometimentos sejam feitos.
3. Qual a importância do levantamento da fauna e flora para o desenvolvimento de EIA? E o que deve ser observado antes de fazer esses levantamentos?
Estabelece listas completas de espécies de fauna e flora da área em estudo, desdenha o estudo das relações funcionais entre os componentes do ecossistema. A função dos levantamentos precisa ser estabelecida antes do inicio de cada estudo, e na maioria casos eles podem simplesmente não ter utilidade.
4. Existem duas formas de se começar o EIA. Que formas são essas e como começar o EIA de acordo com cada uma delas?
A abordagem exaustiva, que busca um conhecimento quase enciclopédico da região. Resultados longos e detalhados estudos de impacto ambiental, nos quais a descrição das condições atuais, o diagnóstico ambiental, ocupa a quase totalidade do espaço.
A abordagem dirigida, que pressupõe que só faz sentido levantar dados que serão efetivamente utilizados na analise dos impactos. A finalidade é o entendimento das relações entre o empreendimento e o meio e não a mera complicação de informações, nem mesmo o entendimento da dinâmica ambiental em si.
5. Que ferramentas podem ser utilizadas para a elaboração do EIA? Explique-as.
Plano de Trabalho/termos de referência; é uma