Relatório Técnico
1. IDENTIFICAÇÃO GERAL
No dia 31 de Outubro de 2014, foi realizado um atendimento a uma adolescente, com 17 anos de idade, que cursa primeira série do ensino fundamental. Reside na Casa de Passagem cerca de cinco anos. O pai da usuária é falecido, e a mãe encontra-se reclusa no Reviver localizado em São Mateus/ES. Juntamente com a irmã de 15 anos, a adolescente reside em regime de abrigo desde quando a mãe foi condenada à pena de reclusão. Antes do encaminhamento para a Casa de Passagem, residiam com a irmã mais velha no Bairro Vila Nova. O que não deu muito certo, porque além da irmã mais velha, outros dois irmãos residiam no bairro, estes estavam envolvidos no tráfico de drogas, o que poderia acabar envolvendo as adolescentes em um ciclo vicioso. E também, a irmã mais velha não quis ter por responsabilidade o cuidar das duas irmãs, pois declarou de que não possui recursos financeiros para mantê-las.
A adolescente no qual o atendimento foi realizado, já foi usuária de maconha, e por não ser dependente, não foi difícil para equipe da instituição trabalhar com a retirada do uso desta substância.
As usuárias uma vez no mês visitam a mãe no Reviver, sendo acompanhadas pela Assistente Social e sua estagiária. As visitas são realizadas para que o vínculo com a genitora não seja rompido, tendo o objetivo de garantir a manutenção dos laços de afetividade entre mãe e filho, que devem ser preservados mesmo diante dessa situação.
Nas visitas, é possível observar o amor que há entre as meninas e a mãe. No período em que não veem a genitora, as adolescentes relatam o quanto sentem falta, e desejam a liberdade da mãe, para que possam voltar a morarem juntas. No