Relatorio
Isabela C. S. EVANGELISTA; Darwin RICHARD
Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Engenharia Mecânica – FEMEC
RESUMO
Os experimentos realizados no laboratório tiveram como objetivo introduzir ao aluno o conceito de deformação e recozimento (recuperação, recristalização e crescimento do grão). Para tal, foram analisadas algumas amostras de cobre de corpos de prova que foram submetidos à compressão na máquina universal de ensaios. Outras amostras, tiradas dos mesmos corpos de prova, foram tratadas termicamente. Com o intuito de observar as prováveis alterações nas estruturas das amostras, as levamos para laboratório e com o auxílio do microscópio analisamo-as. Os dados e conclusões obtidos com as aulas foram relatados a seguir.
1. Introdução
A existência da estrutura cristalina resulta dos sólidos cristalinos serem construídos a partir da repetição no espaço de uma estrutura elementar paralelepipédica deno-minada célula unitária.
A forma e tamanho da célula unitária de cada cristal dependem das dimensões, valência química e estado de ionização dos átomos ou moléculas que a compõem e das condições em que o cristal se formou. A mesma substância, sob condições de pressão e temperatura distintas, pode formar cristais com células unitárias totalmente diversas.
[pic]
Figura 1: (a) estrutura cúbica de face centrada; (b) estrutura hexagonal fechada; (c) estrutura cúbica de corpo centrado; (d) corte da disposi-ção das células de uma estrutura hexagonal
As estruturas internas dos materiais envolvem o modo como os átomos se associam em moléculas, cristais, grãos e microestruturas. Os materiais devem ser processados de forma a obter as espe-cificações requeridas, implicando na sele-ção de parâmetros do processo de fabri-cação em que as propriedades do material são adequadamente alteradas. Quando a estrutura interna de um material é alterada, suas propriedades são modificadas.
Os materiais podem ser solicitados por tensões de