Talita Prado Iniciacao
TALITA PRADO AZULAY
TEMA
BAURU
2015
UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO
TALITA PRADO AZULAY
Projeto de Pesquisa sob orientação da Profa. Dra. Bella Luna Colombini Ishikiriama
BAURU
2015
RESUMO
1. INTRODUÇÃO E REVISÃO DA LITERATURA
A placa bacteriana ou biofilme é considerada uma sobreposição de bactérias sobre a superfície dental, sendo o principal agente para o surgimento de doenças periodontais e a caries. O surgimento desta placa é predominante em regiões onde a higiene bucal é precária ou há uma limpeza inadequada. Ela é composta por comunidades complexas de espécies bacterianas sobre uma camada de proteína conceituada como película. O biofilme é formado em quatro fases: 1. Película adquirida (formada até 20 segundos após uma limpeza da superfície do dente, por afinidades entre as macromoléculas do meio e as forças eletrostáticas e hidrofóbicas); 2. Colonização primária (ocorre a coagregação e o inicio da colonização dos bacilos, cocos gram + e aeróbios); 3. Colonização secundária (outro processo de coagregação e microorganismos que forma a matriz intermicrobiana); 4.Maturação ( Acontece após 72 horas, quando o biofilme amadurece.)
O controle maior da placa é obtido quando ocorre controle da alimentação quanto ao consumo de doces e bebidas açucaradas. Mas a desorganização, também pode ser realizada por métodos mecânicos como o uso da escova, palito, fio dental ou métodos químicos como o bochecho com clorexidina 0,12%, soluções ou dentifrícios. Com tudo, quando há o endurecimento dessa placa, esses métodos não são suficientes para remoção, pois se forma o tártaro.
Atualmente, o aprendizado dos métodos de desorganização desta placa é um fator muito importante para que haja uma adequada saúde bucal. Porém em crianças a assimilação acaba sendo mais difícil, para isso existem trabalhos que sugerem a criação de recursos, incluindo áudio visuais, que facilitam e melhoram as