Fundamentos Históricos e Teóricos - Metodológicos do Serviço Social
Centro Universitário Anhanguera – Pirassununga
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teóricos - Metodológicos do Serviço Social
Alunas: Ires Aparecida Matos de Araújo Bertin - RA 6796416987 Cristiane Aparecida ventura - RA 6796417022 Ana Elena de Oliveira Bertin – RA 6799432879 Elen Fernanda da Silva lima – RA 6506267782 Márcia Christiane Aires Brazil Francisco – RA 6963494644 Talita Aparecida Rodrigues Ribeiro – RA 7708626661
Professora da disciplina: Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Tutora Presencial: Hilciléia Cristina de Campos Scatoline
Tutora a distância: Laura Tatiana Nogueira Prado
Pirassununga, Setembro de 2013
A modernização e o Serviço Social no Brasil
O marco do Serviço Social nos pais se deu pelo processo de industrialização o crescimento populacional na área urbana devido ao êxodo rural e imenso processo de mecanização nos meios de produção.
E com a vinda das indústrias cresceu o numero de operários em busca de saláriose condições de vida, mais quando chegaram se depararam com um cenário nada favorável, já que eram explorados incansavelmente pelos seus patrões que visavam cada vez mais lucros, estavam cegos e sedentos por capital.
O filme Tempos Modernos retrata bem a situação do proletariado em seu cotidiano exaustivo sem direitos alguns, tinha que trabalhar por migalhas e quanto mais fazia mais queriam seus patrões.
Nesse filme podemos observar também que eles enfatizam bem o uso do relógio “tempo é dinheiro” e quanto menos o operário ficasse parado melhor foi quando inventaram uma maquina para que o operário pudesse comer trabalhando e assim aumentando sua produtividade. Mas com o desgaste físico o operário adquiriu uma doença e foi afastado do cargo.
O retorno do operário foi frustrante, pois a cidade se encontrava em crise e como ele não possuía nenhuma qualificação se viu completamente