Tales de Mileto
Tales, de ascendência fenícia, era natural da Jônia, na Asa Menor. Filho de Examias e Hipão. É o primeiro considerado filósofo grego.
Os pré-sócraticos ou naturalistas procuravam um principio único para a criação de todas as coisas ( a Arque). A Arque era explicada como principio primeiro de todas as coisas. O problema cosmológico,foi um dos primeiros problemas que o Logus humano procurou investigar e achar resposta. E essa questão cosmológica tinha o caráter mítico.
Tales acreditava que essa Arque seria a água, da qual se originou todas as demais coisas; mas ela permanecia imutável sua essência inalterada.
PROBLEMA
Seria a água o principio de tudo?
Para de Tales de Mileto sim, por que segundo ele: ¨ O alimento de todas as coisas é úmido, e que o próprio quente dele procede e dele vive (ora aquilo que as coisas vêm é, para todos, o seu principio). E pelo fato da semente de todas as coisas terem a natureza úmida¨. ¨ E que a terra está deitada sobre a água¨.
Hegel afirma: ¨ Com ela a filosofia começa, porque através dela chega a consciência de que o um é a essência, o verdadeiro, o único que é em si e para si. Começa aqui um distanciar-se daquilo que é a nossa percepção sensível¨. Segundo Hegel, o filósofo aqui é o encontro do universal, a água, ou seja, o único como verdadeiro.
Portanto a filosofia partindo da perspectiva de Tales representa a passagem do mito para o logos; pois não se atribui mais aos deuses a origem e a criação de tudo e sim a outro elemento. No caso a ÁGUA.
Segundo Nietzsche, deveríamos nos ater a proposição: ¨ A água é a origem e a matriz de todas as coisas¨. Ele considera três razões: ¨ Em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida¨. Está contido o pensamento: ¨ Tudo é um¨.
Pergunto-me: Seria mesmo a água a origem de todas as coidas? Parece-me que