Taipa
A disciplina de Materiais de Construção é uma das disciplinas abordadas no Curso de Engenharia Civil, onde se investiga a origem, as características, propriedades e o emprego dos agregados e aglomerantes minerais utilizados na construção civil, assim conhecendo as propriedades físicas dos materiais, suas qualidades plásticas, possibilidades e limitações visando o uso nas edificações. Por consequente, possuir a capacidade de especificar materiais, selecionar fornecedores, especificar ensaios, analisar resultados, visando-se uma otimização técnica e econômica dos serviços onde sejam aplicados, por exemplo, em um canteiro de obra.
Largamente usado na construção civil, o aço pode estar presente como parte das obras ou como material principal. O sistema construtivo em aço permite liberdade no projeto de arquitetura, maior área útil, flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, racionalização de materiais e mão-de-obra, alívio de carga nas fundações, garantia de qualidade, maior organização nos canteiros de obras e precisão construtiva.
O aço é atualmente a mais importante liga metálica, sendo empregue de forma intensiva em numerosas aplicações tais como máquinas, ferramentas, na construção civil, etc. Entretanto, a sua utilização está condicionada a determinadas aplicações devido a vantagens técnicas que oferecem outros materiais como o alumínio no transporte por sua maior leveza e na construção por sua maior resistência a corrosão, o cimento (mesmo combinado com o aço) pela sua maior resistência ao fogo e a cerâmica em aplicações que necessitem de elevadas temperaturas. Ainda assim, atualmente emprega-se o aço devido a sua nítida superioridade frente às demais ligas considerando-se o seu preço. Tem-se com objetivo geral conhecer os métodos construtivos em Aço, assim como, expor de forma clara e objetiva, as aplicações do referido método, mostrando suas definições, método construtivo e principalmente, indicando os pós