Taipa no Brasil
Casas de taipa de mão ou pau a pique Antigamente, muito usada pela facilidade de se utilizar recursos naturais próximos, porém com o tempo observou-se que o barbeiro agente da doença de chagas, se proliferava nestas casas, nas fendas deixados pelo barro.
Taipa de Pilão
A técnica de taipa de pilão consiste em levantar paredes de barro, comprimida com golpes de pilão entre placas de madeira . É uma técnica de origem árabe muito utilizada ainda hoje em países com clima seco. Na Austrália e em certas regiões dos Estados Unidos, a taipa é muito utilizada, sendo trabalhada com mais tecnologia e melhor rendimento que as construções tradicionais. O processo atualmente, quando feito com tecnologia mecanizada, produz paredes tão resistentes quanto às de concreto. De qualquer forma, as construções com taipa de pilão são mais resistentes que aquelas feitas com adobe, isto porque a compressão faz com que as paredes, depois de seca, fiquem compactas, sólidas e menos impermeáveis. A compactação faz com que as paredes tenham baixa retração, assim não apresentem muitas trincas e rachaduras.
Uma das técnicas de construção alternativa mais difundida ao redor do globo utiliza-se de uma mistura de solo e cimento socada dentro de fôrmas de ferro ou madeira. As fôrmas são montadas no local e devem resistir à pressão exercida pela terra quando esta for socada.
A matéria prima é o subsolo do local adicionado de 10% de cimento formando uma mistura chamada de solo-cimento. Cerca de 90% do material de construção das paredes pode ser