sistemas construtivos do período Colonial
São blocos de barro preparados manualmente em formas de madeira, com dimenssões aproximadas a 20X20X40cm, a diferença desta técnica é que os blocos são postos para secar na sombra por uns dias e depois ao sol.
O preparo do adobe consiste em uma mistura de argila, pode-se acrescentar fibras vegetais e estrume para uma melhor resistência. Esta é uma das mais antigas técnicas de construção, foi utilizado nas civilizações do Antigo Egito e Mesopotâmia, chegou ao Brasil com os portugueses em seu período colonial. Foi muito utilizado em igrejas das regiões norte, nordeste e centro-oeste.
A fundação das obras de adobe eram feitos de pedrade 60cm, não existia um padrão de amarração, em cada lugar era construido de um jeito. O assentamento era feito com argamassa de cal, areia e terra.
Somente em alguns casos é encontrado um trabalhode revestimento como: chapisco, reboco e caiação.
Vantagens:
Materiais fáceis de se encontrar
Baixo custo
Isolamento térmico e acústico
Execução relativamente rápida
Desvantagens:
Necessita de um clima seco para sua fabricação
Difícil execução de mais de um pavimento
Facilmente degradado pela água
Facíl aparecimento de fissuras
TAIPA DE PILÃO
É uma técnica herdada das culturas árabes e berbéres, ainda muito utilizada hoje em países de clima seco.
A técnica de taipa de pilão consiste em levantar paredes de barro, comprimida com golpes de pilão entre placas de madeira que são retiradas após o barro estar seco, as vezes é misturado cal ao barro para controlar a acidez. A compactação faz com que as paredes tenham baixa retração, assim não apresentem muitas trincas e rachaduras.A construção de taipa de pilão deve ser feita sobre uma base sólida de concreto ou pedras, geralmente com 50cm de profundidade.
As tábuas de madeira, que servem para fechar lateralmente a fôrma, são presas a tubos metálicos ou troncos, com grampos metálicos.
Aparafusados com estes grampos, perfis metálicos transpassam a fôrma de um lado