Tabus alimentares
O Tabú Alimentar é uma interdição ou proibição à ingestão de certos alimentos que tem “força sagrada”, integradas em uma situação mística, essas restrições normalmente são de ordem religiosa.
Um exemplo de Tabú alimentar é o leite com manga, é muito comum dizerem que ingerindo uma mistura dos dois poderá provocar congestão, e levar até a morte. Não existe comprovações de que a associação traga quaisquer prejuízos à saúde. Ao contrário do que preconiza esse boato, esses alimentos são riquíssimos em nutrientes. A manga é fonte de fibras e vitaminas, principalmente vitamina A e B2, importante para a visão e manutenção da pele saudável, além de vitamina C, necessária para a formação do colágeno, ajuda na absorção do ferro e é necessária para a cicatrização e recuperação de processos alérgicos. O leite também é fonte de vitamina A, B2 e vitamina K, que é responsável pela coagulação adequada do sangue. Este alimento é fonte de minerais importantes para o funcionamento do organismo; além de apresentar boa quantidade de fósforo e potássio, o leite é uma ótima fonte de cálcio, essencial para a formação de ossos e dentes, para a contração muscular e regulação dos batimentos cardíacos. Portanto, a combinação de manga com leite somente trará problemas para aquelas pessoas que apresentarem alergia a esses alimentos. Caso contrário, trata-se de uma combinação saudável e saborosa.
Outro mito tradicional muito escutado, é que quando a mulher está no período menstrual, não deve ingerir carne de porco e peixe pelo fato de poder ocasionar mau cheiro, boato que também não é comprovado cientificamente.
Os Judeus não consomem carne suína, pelo fato do porco ser considerado um animal impuro; católicos não comem carne na sexta-feira santa, etc....
Outro fator que interfere e muito na alimentação, são os Preconceitos alimentares, que dizem respeito aos caracteres sensoriais, como cor, odor , sabor, ou preparo culinário. Como exemplo temos, um