Mitos e tabus alimentares
A alimentação é um tema cercado por diversos mitos e tabus em todas as sociedades. No Brasil, a situação não é diferente.
Os tabus alimentares podem ser temporários, sendo restritos a certos períodos de vida como puberdade, menstruação e gravidez, bem como podem ser permanentes e associados a aspectos sociais e religiosos.
A maioria das crenças que envolvem o consumo alimentar não é baseada em comprovações científicas e acabam se disseminando através de boatos populares ou notícias sensacionalistas. É necessário sempre buscar a fonte dessas informações, tendo em vista que alguns desses mitos podem até causar malefícios à saúde. As crenças mais comuns incluem tópicos a respeito da combinação entre alimentos ou entre nutrientes, principalmente com relação aos carboidratos, como será mostrado a seguir.
Manga e Leite fazem mal?
Um mito tradicional na população brasileira refere-se à combinação de manga com leite. Não há comprovações de que a associação traga quaisquer prejuízos à saúde. Ao contrário do que preconiza esse boato, esses alimentos são riquíssimos em nutrientes. A manga é fonte de fibras e vitaminas, principalmente vitamina A e B2, importante para a visão e manutenção da pele saudável, além de vitamina C, necessária para a formação do colágeno, ajuda na absorção do ferro e é necessária para a cicatrização e recuperação de processos alérgicos. O leite também é fonte de vitamina A, B2 e vitamina K, que é responsável pela coagulação adequada do sangue. Este alimento é fonte de minerais importantes para o funcionamento do organismo; além de apresentar boa quantidade de fósforo e potássio, o leite é uma ótima fonte de cálcio, essencial para a formação de ossos e dentes, para a contração muscular e regulação dos batimentos cardíacos. Portanto, a combinação de manga com leite somente trará problemas para aquelas pessoas que apresentarem alergia a esses alimentos. Caso contrário, trata-se de uma combinação saudável e