Col Gio Integrado S O Francisco
Curso Técnico em Nutrição
Técnicas em Educação Alimentar
Crenças, Mitos e Tabus Alimentares
Introdução:
Nutrição é um dos alvos principais para o estabelecimento de Tabus, mitos e crenças. Os alimentos exercem funções específicas e importantes no organismo. Umas boa alimentação deve conter fontes de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais.
Além disso, existem substâncias nos alimentos que não são essenciais, chamados fitoquímicos ou fitonutrientes. Frutas, hortaliças além de serem fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, são ricas nesses componentes e devem ser ingeridas fartamente. Já foram isoladas frutas e hortaliças mais de 100.000 substâncias químicas com papel na promoção da saúde. Muitas dessas substâncias são percursoras de vitaminas, têm atividade na prevenção do câncer, hiperglicemia, contribuem para o controle da pressão arterial, entre outras propriedades. Contudo, isto não significa que frutas e hortaliças CUREM doenças. Muitas plantas contém princípios ativos que são usados no tratamento de doenças. Esses princípios ativos existem em reduzidas quantidades nas plantas.
Crença
• Uma das principais formas de manifestação da cultura de determinado grupo social reside nas diferentes práticas que representam a medicina popular definida como o conjunto de conhecimentos e crenças criados pela comunidade e constitui um importante aspecto da cultura que se perpetuou ao longo do tempo e que, por sua abrangência, mostra uma tendência a difundir os seus legados. A crença na cura ou prevenção de doenças atribuídas aos alimentos e ervas é real e persiste através dos tempos. Existem sempre pessoas que acreditam nas qualidades mágicas de algum tipo especial de alimentos ou dieta, mas as manifestações pssicomáticas de não aceitação dos alimentos são numerosas, causando erros alimentares e simbolismo.
Engolir chiclete faz mal?
• O chiclete surgiu com os índios da Guatemala, que para estimular a