Tabulação Cruzada
A Tabulação Cruzada é uma forma muito básica e simples de análise de dados, bem conhecida em estatística. Uma tabulação cruzada de 2 dimensões é semelhante a uma planilha do Excel, com ambos os cabeçalhos de linhas e colunas como atributos. As células na extensão representam uma ação agregada. Muitas tabelas cruzadas são freqüentemente equivalentes a um gráfico de barras de 3 dimensões, o qual expõe somas totais de co-ocorrências.
Uma tabulação cruzada poderia ser vista como se segue:
Quando lidando com números pequenos de valores não numéricos, as tabulações cruzadas são suficientemente simples para se usar e encontrar relações lógicas condicionais.
A partir dos dados gerados nas tabelas cruzadas são aplicados os Agentes, que executam operações verticais na tabela, obtendo afirmações de impacto e as Redes de Confiança, que executam operações horizontais, produzindo probabilidades.
Segue abaixo um exemplo de como funcionaria uma tabela cruzada: Podemos observar na figura que está sendo feita uma pesquisa onde serão cruzados os valores Empresa X Grupo de Clientes, ou seja, será feito um filtro cruzando as informações sobre as compras dos clientes relativas a cada empresa, com o resultado demonstrado na figura 2:
Observa-se na figura 2 exatamente a quantidade que foi faturada por cada cliente relativa a cada uma das empresas. O que o filtro foi fazer foi buscar o faturamento de cada empresa com as compras de cada cliente e cruzar as informações em uma mesma tabela, trazendo informações mais precisas e consistentes, facilitando a visualização de resultados e a tomada de decisões.
O Paradoxo de Simpson Frequentemente, os dados de duas ou mais tabulações cruzadas são combinados ou agregados para produzir uma tabulação cruzada resumida que mostre como as duas variáveis estão relacionadas. Nesses casos, devemos ser cuidadosos ao tirar conclusões a respeito da relação entre as duas variáveis da tabulação cruzada agregada. Em alguns