Apostila tabulação de dado
Como fazer tabulação cruzada usando MS Excel e MS Access
Rodolfo Nakamura
São Paulo, 2006.
Versão: 1.0, maio/2006.
Índice
1. Índice 2 2. Introdução 3 3. Preparando a tabulação de dados no Excel 4 4. Fazendo a tabulação Cruzada no MS Access 5 4.1. Incluindo a tabela Excel no Access. 5 4.2. O Resultado 10 5. Analisando os dados em gráficos do Excel 11 5.1. Como obter maior consistência 11 6. Conclusão 12 7. Bibliografia 13
Introdução
Esta apostila tem o cunho essencialmente prático e foi desenvolvida para auxiliara alunos de graduação a realizarem a tabulação de dados de suas pesquisas.
A maior dificuldade nesta área é a apuração dos dados, não apenas em termos de tempo despendido na operação – a contagem das respostas (escrutínio) é uma tarefa trabalhosa e braçal – mas também em termos de apuração.
Tem sido muito comum a apuração de respostas como “Sexo” ou “Classe Social”, dados isolados que apenas dão um indicativo do universo pesquisado – quantas pessoas de tal sexo ou tal classe social responderam a pesquisa. Neste caso, tem sua relevância no sentido de verificar se a pesquisa foi realizada com uma amostragem que retrate o universo pesquisado.
No entanto, ao realizar-se um cruzamento de respostas, pode-se gerar dados – e conseqüentemente informações – muito mais consistentes.
Aplicação Prática
Nosso exemplo nesta apostila é uma pesquisa simples que questiona quantas pessoas têm acesso à internet e de onde ocorre este acesso. Não estamos discutindo, neste ponto, a validade da pesquisa, nem dados importantes como universo, tamanho da amostra e representatividade.
Se essa pesquisa fosse realizada com essas quatro perguntas: • Sexo: masculino / feminino • Classe Econômica: A B C D E (definidos, por exemplo, de acordo com critérios da ABEP[1] que relaciona