Estudo de caso Patologia
PSICOPATOLOGIA, 5º. PERÍODO, NOTURNO ( )
GRUPO
Identificação (dados pessoais, origem e outros dados relatados relativos a quem é o paciente)
K. é um homem de 31 anos de idade, casado, cor branca, engenheiro agrônomo e que atualmente está trabalhando na área de vendas.
Queixa e duração da mesma (qual o motivo da entrevista e quanto tempo o paciente demonstra os sintomas)
Foi trazido pela esposa à consulta devido a um permanente estado de insegurança e nervosismo frente aos menores problemas. Considera-se ansioso e crê que a pressão do trabalho, o "stress" das vendas, especialmente de setembro a janeiro de cada ano.
História do transtorno atual
É homem impulsivo, sujeito a excessos alimentares e à prática desmedida de jogos de azar, surpreende-se com muita insegurança e indecisão para resolver as dificuldades do dia a dia e, nesses momentos, experimenta uma espécie de expectativa angustiosa e inquietante entremeada por sentimentos melancólicos, queixas específicas sobre a má qualidade do sono em algumas ocasiões.
Antecedentes pessoais (outras condições médicas)
No que diz respeito ao passado médico, K. informou que foi um menino hiperativo e, desde a adolescência, um jovem demasiadamente tímido que cedo recorreu ao álcool para sentir-se mais à vontade dentre outras pessoas.
Antecedentes familiares (outros transtornos mentais na família) postergado Exame do estado mental (indique as alterações presentes e descreva os sintomas do caso. Caso não haja sintomas específicos em cada processo, escreva SEM ALTERAÇÕES).
Consciência
Sem alterações
Orientação
Sem alterações
Atenção
Memória
Senso-percepção
Afetividade
Enquanto fala, seu semblante mostra-se algo contraído e sombrio, denotando preocupação e certa inquietação.
Vontade
Pensamento
A desconfiança com a esposa e o pensamento de estar sendo traído, seguido e