LEVANTAMENTO DAS PATOLOGIAS EM UM EDIFICIO COMERCIAL
RESUMO
O presente trabalho baseia-se em um semi-artigo para a disciplina de Patologia no Curso de Engenharia Civil ministrado na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC, unidade da Vila Leopoldina e tem como objetivo quantificar estatisticamente as falhas observadas em um edifício comercial e compará-lo com resultados obtidos em outra pesquisa de campo já publicada sobre incidências patológicas ocorridas em edifícios.
Para elaboração do semi-artigo, reuniram-se informações de levantamento patológicos feito no edifício, quantificaram-se as incidências observadas por elemento estrutural e compararam-se os resultados obtidos nesta pesquisa com o já publicado.
1 INTRODUÇÃO
O crescimento acelerado da construção civil em épocas e países diferentes, provocou inovações e com ela a aceitação implícita de maiores riscos, que dentro de limites regulamentados são aplicados juntamente com o desenvolvimento tecnológico e o aumento do conhecimento sobre estruturas e materiais, em particular através do estudo e análise dos erros acontecidos que resultam em deterioração precoce ou acidentes.
Designa-se Patologia das Estruturas esse campo da engenharia das construções que se destina dos estudos das origens, formas de manifestações, conseqüências e mecanismos de ocorrência das falhas e das degradações das estruturas.
A Patologia não se aplica apenas na identificação e conhecimento das anomalias, mas também no que se diz respeito a execução, projeto e, mais amplamente à formação do engenheiro civil.
Os problemas patológicos simples são os que admitem padronização, podendo ser resolvidos sem que o responsável tenha amplo conhecimento sobre o assunto. Já problemas patológicos complexos necessita de analise profunda individualizadas.
Segundo Ishikawa (1993), para se evitar problemas patológicos, se faz necessário o controle da qualidade onde conseguirá determinar as causas que criaram esses defeitos, corrigindo-as e