Estudo de Caso Patologia Cancer
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
PATOLOGIA COMPARADA (PAG004)
ESTUDO DE CASO
Ana Emília de Paiva
Rachel Rodrigues Lima
Renato Elias Moreira Júnior
Belo Horizonte, 03 de Novembro de 2014
QUESTÕES
1 Na figura abaixo, indicados pelas setas, podemos observar a presença de tumores do tipo fibropapiloma, que são comuns atualmente nas tartarugas marinhas. Quanto ao comportamento, como são classificados estes tumores? Quais são as implicações clínicas destes tumores?
O fibropapiloma é um tumor benigno. A fibropapilomatose é uma doença debilitante que se manifesta pela presença de tumores cutâneos, verrucosos, de tamanho variável. O tumor pode aparecer em qualquer parte do corpo do animal mas é mais comumente encontrado nas nadadeiras, pescoço e região axilar. Esta doença também pode desencadear o aparecimento de fibromas viscerais. As tartarugas acometidas normalmente apresentam-se debilitadas, com perda de peso anormal e dificuldade de flutuação. Há casos em que a localização do tumor compromete a visão do animal ou ainda dificulta a locomoção e até a ingestão de alimentos, o que pode causar um severo comprometimento da capacidade de sobrevivência da tartaruga. Não existe um tratamento especifico para a fibropapilomatose. Em alguns casos, recomenda-se a remoção cirúrgica do tumor.
2 Um cão de 8 anos de idade é conduzido à clínica veterinária com manifestações clínicas de síndrome de feminilização (ginecomastia, atração de outros machos mimetizando uma fêmea no cio), perda da libido, atrofia de pênis, alopecia simétrica bilateral e hiperpigmentação cutânea. Ao exame clínico, observou-se que o testículo direito estava aumentado de volume e, o esquerdo, encontrava-se atrofiado. À análise macroscópica observou-se a presença de um nódulo bem delimitado de cerca de 2 cm de diâmetro no testículo direito. Baseado nisso, a veterinária suspeitou tratar-se de um sertolioma, que é um tumor de testículo,