Artigo Ray Trabalhos Feitos
RESENHA CRÍTICA
Adélio Fontes1
O objeto do artigo aqui referido é de abordar a importância do acolhimento para os pacientes com câncer, trazer tal assunto a partir de vivencias práticas e teóricas da autora Andréa2. A autora traz durante sua dissertação o câncer, contextualizando historicamente o assunto e discutindo a importância do terapeuta e da equipe técnica no acolhimento dos pacientes, onde ela ressalta os benefícios que o simples ato de acolher e ouvir o outro traz ao tratamento de uma doença que acometi tantas pessoas.
O câncer é uma doença conhecido desde a antiguidade, que ao longo dos tempos foi modificando sua definição, a partir de pressupostos e crenças de cada época. Durante muitos anos e ainda é possível se perceber um grande estigma quanto à doença, onde a mesma era vista e ainda é entendida por alguns como algo contagioso, ou demoníaco. Já no século XX começou a se pensar mais na doença buscando um saber maior e formas de prevenção e cuidado.
O acometimento do câncer no ser humano traz além dos prejuízos da própria patologia, outras doenças ou problemas, pois o sujeito se vê na maioria dos casos impossibilitado de continuar suas tarefas produtivas, gerando uma diminuição da renda familiar, de forma que isso acaba também não só afetando o paciente, mas a família, os amigos, trabalho, e as relações interpessoais. Algumas pessoas de baixa renda, ainda se deparam com a dificuldade de atendimento no serviço público e/ou uma infraestrutura inadequada ou despreparada, o que dificulta na prevenção, diagnóstico e realização de exames mais complexos, necessários para que se faça um tratamento adequado.
Todas as informações contidas no estudo são frutos de um estágio realizado pela autora na LIGA