ECOTURISMO
O parque nacional da chapada diamantina, assim como todos os parques, é administrado por órgãos federais. Um deles é o ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ele é um órgão relativamente novo, existente há oito anos, foi criado á partir do IBAMA. Á oito anos atrás o IBAMA foi desmembrado, porém ele continua existindo no órgão, tendo ele alguma atribuição especifica como cuidar do licenciamento de grandes obras, e o ICMBIO cuida dos parques nacionais e outras áreas protegidas. Nos parques, há várias coisas á serem exploradas, como estações ecológicas, reservas biológicas, florestas naturais, reservas particulares naturais e uma série de categorias.
O que entendemos por Ecoturismo no setor público?
Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza forma sustentável o patrimônio natural e cultural. Então, sustentável é usar uma área sem que ela se degrade. Em sentido á sua preservação e buscar por uma ação de conscientização ambientalista através da interpretação do ambiente.
O turista vem conhecer nossas atrações, como por exemplo, Morro do Pai Inácio, Morrão, Grutas, etc. e acontece uma alquimia na cabeça do visitante, ela entra com uma ideia no parque, e sai com algo diferente, uma visão mais consciente, sobre papel, consumo, natureza, e esse é o objetivo do ecoturismo, que o turismo de certa forma mecha um pouco com cabeça da pessoa pra ficar atenta a questões ambientais e seu comportamento diante da natureza.
No ecoturismo, envolve também o bem estar das populações envolvidas. Ele gera diversificação, uma cadeia produtiva de turismo, série de setores que são beneficiados e beneficiam o turismo (hospedagem, guias, supermercado, lojas). Conservação ambiental, valorização da cultura, conservação e/ou recuperação do patrimônio histórico.
CONDIÇÕES PARA ALCANCAR O ECO TURISMO
- O movimento das comunidades: priorizando seus interesses na atividade e valorizando seus hábitos e cultura.
- A